Scholar o que?

Vinicius Dilay
3 min readMar 30, 2019

--

Desde que soube que entrei na Apple Dev Academy, ouço falar da WWDC Scholarship, no final de março, mais ou menos 3 semanas para criar um playground, e todo o resto. Claro que me empolguei, já estava começando a planejar meu tempo e etc, até precisamente o dia 14, onde descobri que esse ano seriam apenas 10 dias, os equipamentos ainda não haviam chegado e começaria antes que o normal, nesse momento já pensei “Ah, tudo bem, ano que vem tem de novo kkkk”, e lá se foram minhas esperanças de ser chamado. Bom, era a hora de dar tudo que podia em algo, mas além dos problemas já citados, tinha prova durante a semana e ainda estava terminando a aula teórica na auto escola, como sempre, tudo convergindo para me ajudar xD.

Comecei pensando em algo relacionado a AR, cheio de efeitos e etc, para só 2 dias depois perceber que não seria possível criar a experiência que eu queria em tão pouco tempo, e me vi obrigado a mudar.

Comecei a pensar o que eu poderia fazer, e praticamente não conseguia pensar em algo muito diferente de um jogo, o que por sinal, cada vez mais percebo o quanto faz parte de mim, e o quão mágico é, a sensação de sobrevoar Arkham ou correr por Hyrule, de explorar o faroeste ou apenas jogar uma bola.

Peguei uma das ideias que já tenho há muitos anos, nesse caso apenas a ideia da arte do jogo, desenhada (ou rabiscada) como se fosse algo ordinário. Juntei com uma mecânica simples e passei até quarta-feira dando cabeçada na parede, onde só conseguia fazer algo com a ajuda do monitor, mas aos poucos fui conseguindo fazer progresso sozinho, ganhando mais confiança no Swift e no SpriteKit. Realmente fazer uma ideia que motive te leva muito mais longe.

Após ter feito as “bases” do jogo e já estando de saco cheio de ver erros de compilação, decidi começar a desenhar as sprites, quis que elas tivessem bem o meu estilo de desenho (o único que “sei” hehe), porém nunca havia desenhado assets, tão pouco usado softwares de edição de imagem, portanto foi no modo junkeira, fazendo tudo do jeito que descobria (os primeiros pngs foram criados em um site na internet de dar vergonha kkk), passei horas e horas só desenhando, e foi realmente uma parte muito divertida.

Algumas das sprites

Apesar de tudo consegui terminar o projeto (e perder umas boas horas de sono), com certeza essa semana tá no pódio como uma das mais cansativas que já (sobre)vivi, e o melhor é que eu passaria por tudo novamente sem pensar duas vezes.

Lembro que a Ana disse algo na primeira sexta que realmente tomei para mim: meu objetivo nessa semana não foi ganhar o ingresso ou criar um super playground, foi apenas fazer algo que me desse orgulho, que me desse aquele sorriso ao ver as outras pessoas usando, e bem, isso foi cumprido.

Enjoy the view!

--

--